Cristiane Castañeda
O Projeto Equipe Trio Brasil Ride 2016 prevê a participação de três integrantes para compor a categoria Corporativa dos quais são: a geóloga e atleta amadora Cristiane Castañeda; o profissional em educação física, assistência técnica e atleta Antônio Silva/Gigante; e o advogado e atleta amador de MTB Israel Tomaz Ferreira.
Geóloga atuante na área de meio ambiente. Iniciou sua experiência acadêmica como professora no Departamento de Geologia da UFOP em paralelo ao curso mestrado pelo mesmo departamento. Em seguida manteve-se na vida acadêmica por meio de incentivo e bolsas de pesquisas quando obteve um título de Doutorado pela UnB e Pós Doutorado pela UFMG. Ampla participação em projetos de mapeamento geológico em escala regional com ênfase em recursos minerais. Participou ativamente na organização de eventos técnico-científicos e em bancas de comissões julgadoras. Foi integrante do corpo consultivo de periódicos nacionais e internacionais, e editora-chefe da revista geociências Geonomos. Iniciou na área ambiental em 2005 elaborando estudos de impactos ambientais. Entre 2008 e 2014 trabalhou com a Coordenação Geral de estudos ambientais pela Delphi Projetos & Gestão para empreendimentos da Vale, ArcellorMital Brasil S.A., ICAL, Renova, dentre outras empresas. Atualmente é autônoma e atua como consultora Ad Hoc pela própria empresa.
Como atleta amadora de MTB e ciclismo de estrada tem praticado o esporte há mais de 15 anos. É integrante da equipe 4.0 turbo que agrega mulheres com mais de 40 anos além de participar de vários grupos de Mountain Bike e Ciclismo em Minas Gerais e São Paulo.
Principais participações em provas
-
Ultramaratona Sertão Diamante/www.sertaodiamante.com.br - três edições;
-
Trans Andes Challenge/www.transandeschallenge.com - Chile uma edição;
-
Copa Internacional de MTB/cimtb.com.br - duas edições
-
Iron Biker/ www.ironbiker.com.br - 11 edições;
-
Warm up Botucatu XCM/www.romasportsmkt.com.br/brasilride - uma edição
Entre as principais conquistas destacam-se: campeã em 2012 na categoria feminina F4 e quarto lugar em 2015 na categoria dupla feminina no Iron Bike; campeã na categoria feminina máster TAC3 na Trans Andes Challenge; campeã na categoria dupla mista em 2013 e terceira colocação categoria feminina na Ultramaratona Sertão Diamante em Minas Gerais.
Tem ampla experiência em planejar e executar grandes travessias. As principais travessias realizadas até agora incluem: Carreteira Austral entre patagônia Chilena e Argentina 1.500km em três edições 2009, 2010 e 2013, Aldeias Históricas de Portugal 450 km em 2011, Trans Atlas ao Saara no Marrocos 250 km em 2013, Trans Alpes no ponto triplo entre Suiça-Itália-Aústria 350 km em 2012, Caminho de Santiago de Compostela iniciado pelo caminho Frances 900 km em 2007, três edições do Trans Espinhaço que atravessa a Serra do Espinhaço Meridional em Minas Gerais em 2012, 2013 e 2014, Caminho da Fé em 2007 e cerca de 350 km percorridos em cinco dias
Qualificações/Habilidades
-
Resistência física para a prática de ultramaratonas;
-
Destreza na prática esportiva;